top of page

Trail run, Trekking, SUP, Bike…  

O off road me apresentou a diversas modalidades esportivas. O trail run, o trekking, o SUP, a caminhada, a corrida e a bike, são algumas das atividades que pratico durante as minhas viagens. A bicicleta e alguns outros equipamentos esportivos, são minhas bagagens quase que obrigatórias, sem eles a minha aventura não é completa. Quando a viagem é muito longa, procuro fazer algum tipo de exercício, uma caminhada ou uma corrida, por exemplo. Quando o local permite, busco conhecer algum atrativo da região visitada, geralmente esses lugares são de difícil acesso e para chegar até eles, é necessário fazer uma trilha (trekking). Sempre que possível, carrego minha bike e/ou meu sup inflável, afinal de contas, boas oportunidades e bons desafios não podem ser desperdiçados. Já quando viajo para participar de competições off road, o foco é a prova mesmo, portanto, quase não sobra tempo para prática de outros esportes.

Off road e a prática de exercícios físicos

Na minha opinião, poder associar a prática do off road com exercícios físicos é extremamente positivo. O fato de abandonar a posição de motorista e/ou tripulante e se movimentar, traz grandes benefícios. Praticar regularmente exercícios físicos elimina o sedentarismo, reduz o risco de doenças e além disso, faz muito bem à auto estima.

Esportes prediletos

Atualmente tenho me dedicado aos treinos de trail run (corrida em trilha), pois conecto comigo mesma, através da paz que a natureza oferece. Ano passado treinei para trilhas de bike, que curto demais também. Porém, iniciei nesse mundo de esportes com o SUP, que eventualmente pratico até hoje.

Mitsubishi Outdoor

No ano 2018, participei em Goiânia, do Mitsubishi Outdoor, uma prova de rali que mistura o off road com provas de aventura, tais como trekking, mountain bike, canoagem, escalada… e provas culturais como oficinas de artesanato, culinária e fotografia. Sempre tive vontade de participar de uma prova dessas, infelizmente aqui no nordeste elas não acontecem mais. Neste tipo de competição, é fundamental que você esteja preparado fisicamente para cumprir as provas propostas. Nesse caso, a prática de alguns desses esportes faz com que a equipe tenha maiores chances de subir ao podium.

Categorias

O Mitsubishi Outdoor é dividido em duas categorias, a Fun e a Extreme. A primeira é destinada aos iniciantes, possui uma navegação mais intuitiva. Cada equipe pode contar com um carro e até cinco participantes sem limite de idade. Já a Extreme, é para aqueles que querem encarar verdadeiras aventuras. São permitidos dois carros e até 10 pessoas por equipe, a categoria possui atividades radicais e navegação mais desafiadora. A temporada 2019 acontece em 4 etapas e passará por três estados. A primeira etapa aconteceu no dia 06/04 em Curitiba/PR, a segunda está marcada para o dia 08/06 em Penedo/RJ, as duas últimas acontecem em Campos do Jordão/SP no dia 05/10 e em Mogi Guaçu/SP no dia 23/11. Podem participar da competição os proprietários de modelos das linhas Pajero, L200, ASX, Outlander e Eclipse Cross em suas versões 4×4 (de qualquer ano e modelo). São 80 vagas por etapa, as inscrições são gratuitas e cada carro faz a doação de uma cesta básica e seis produtos de higiene pessoal, que serão destinados a instituições de caridade da região onde a prova será realizada.

Mitsubishi Outdoor no Nordeste

É uma pena que por muito tempo, nenhuma etapa dessa competição é realizada aqui no Nordeste. Ultimamente em solo nordestino, só tem acontecido o Rali de regularidade Mitsubishi Motorsports, que é uma outra prova promovida pela montadora. Acredito que a Bahia e os demais estados da região, têm potencial para sediar etapas do Mitsubishi Outdoor. Salvador por exemplo, é uma capital bastante rica culturalmente e conta com variados atrativos. Além de ser uma cidade bastante visitada e de fácil acesso. Ficamos na torcida para que o Nordeste passe a sediar etapas do Rali Mitsubishi Outdoor, a região e nós competidores e competidoras, merecemos receber essa competição tão radical e desafiadora.

Comments


bottom of page