top of page

Expedição Sul parte II

E dando continuidade a nossa Expedição pelo Sul, seguimos a estrada rumo aos três próximos desafios- Passo do S, Passo da Ilha e a Rota das barragens. Porém, no meio do caminho nos deparamos com a placa: Cachoeira do Venâncio! Não resistimos e fomos conhecê-la e me arrependi por não estar com roupa de banho. Se tem uma coisa que aprendi nessa Expedição pelas terras do Sul é que em cada lugarzinho há sempre uma grata surpresa. O nosso país é realmente lindo e essa expedição Sul me deu a certeza disso. E assim seguimos de volta para a estradinha rumo aos passos, que são passagens pelo leito de um rio.

PASSO DO S

O Passo do S tem o formato da letra S, e é preciso seguir as marcações direitinho senão o carro pode ser arrastado para uma cachoeira com uma queda bem alta… Pensei em atravessar a pé mas, a passagem era comprida e estávamos sozinhos. No início fiquei com medo, fechei os olhos, respirei fundo e encarei a travessia. Na metade já estava de olhos abertos e menos nervosa mas, só relaxei mesmo quando pisei no chão firme.

PASSO DA ILHA

O passo da ilha é feito em duas etapas, a primeira que é mais curtinha, tem como parada uma ilha, e quem optar por ficar, pode se hospedar em um camping super legal, que tem por lá. No segundo trecho, para avançar para o outro lado do rio precisamos subir um batente, jurava que o carro ia patinar mas ainda bem que passou de boa.  Vencidos os dois Passos, com muita adrenalina e emoção, agora era a vez das barragens, para atravessá-las usamos estradinhas de concreto que na cheia ficam submersas e os carros passam sobre a água. Passamos com a água baixa e as travessias foram bem tranquilas.

GRAMADO

Mais um pouquinho de asfalto, finalmente chegamos a Gramado. Em Gramado, ficamos hospedados na pousada La Lavande que pertence a André e Renata, um casal que faz parte do Triton4x4Club e que coincidentemente também possuem uma triton azul. Iniciamos o nosso tour pelo Le Jardim Parque de Lavandas, o primeiro jardim de lavandas do Brasil. Na sequência conhecemos o Olivas de Gramado, local que abriga um plantio de oliveiras e oferece turismo rural e para minha alegria fica no alto de um cânion rsrsrsrs.

André e Renata

Curtimos um pouco da noite de Gramado, tomamos o famoso chopp alemão, jantamos com André e Renata no San Tao, um restaurante de comida japonesa perfeita; prestigiamos um desfile de Natal e passeamos pelas ruas para curtir a decoração natalina da cidade.   Terminada nosso estadia em Gramado, seguimos para Canoas porém, na passagem por Canela, paramos para conhecermos o Parque Estadual do Caracol que possui uma cachoeira linda que pode ser avistada de diversos ângulos e locais, inclusive através de um passeio de teleférico.

CANOAS

Em Canoas ficamos hospedados na casa de Gabriel e Daniela, amigos do triton4x4. No domingo, Alexandre e Paula, também amigos do triton nos presentearam com um dia #offroad na famosa trilha do Tuia, fizemos a trilha na companhia da galera do jipe club de Canoas. A trilha acontece no litoral do Estado, às margens da Lagoa dos Patos.

Dani, Gabriel e o filhinho

Galera do Triton4x4Club Sul

AMETISTA DO SUL

Nosso plano era de passarmos o Natal na cidade de Ametista do Sul. Seguimos pelo vale dos vinhedos onde paramos na Casa Valduga para comprar vinhos e rumamos pra Ametista com o porta malas carregado de bons vinhos e espumantes.   Chegamos na cidade no finalzinho da tarde, corremos para ver o pôr de sol num tal de Mirante das Pedras, chegando lá, já “enlouqueci” com os muitos pedaços de ametistas jogados  numa espécie de “bota fora”. Claro que não pensamos duas vezes e pegamos vários. Fizemos o “bota fora” no SMURF.

Ametista do Sul foi uma grata surpresa, não tínhamos muita expectativa e, logo de cara ao chegarmos no hotel, nos depararmos com um restaurante subterrâneo, montado em uma mina de ametista. Foi um dos locais mais fantásticos que já visitei. As refeições eram todas servidas lá, sobremesas feitas de ametistas, nas paredes haviam drusas (pedras) enormes que não puderam ser retiradas, o lugar era de uma energia sem igual, e foi nesse cenário que eu e Cowboy brindamos nosso Natal.

Nos dias que ficamos em Ametista não descansamos um minuto sequer, fizemos muitos dos diversos passeios que a cidade oferece: conhecemos o trabalho de extração do minério com direito a participar de uma explosão; visitamos vinícolas onde o vinho “amadurece” nos túneis de minas desativadas; contemplamos a igreja e a réplica de uma pirâmide, ambas cravejadas de ametistas; percorremos parte da rota do turismo rural; e, claro, ocupamos o restante do porta malas com muitas, mas muitas pedras de ametista, que você encontra de todos os tipos, tamanhos e preços, virei a Loka das ametistas!!!

IJUÍ

Chegada a hora de pegarmos a estrada novamente, agora rumo a Ijuí, cidade gaúcha que fica próxima a divisa do Brasil com a Argentina e, onde mora Arthur, idealizador do nosso Triton4x4Club. Aproveitamos o caminho para conhecermos um trechinho do rio Uruguai e também para darmos um abraço no Arthur.   Em Ijuí, fomos recebidos com um típico e maravilhoso churrasco gaúcho. Curtimos um pouco da cidade, fizemos um passeio de lancha delicioso mas, se quiséssemos passar o réveillon no litoral, tínhamos que nos apressar, como não podia deixar de ser, a despedida foi regada de adrenalina e de muito churrasco.

Amigo Arthur

IMPREVISTOS ACONTECEM

Deixamos Ijuí no dia 29 em direção à Laguna, rodamos 40km e o carro entrou no módulo de segurança. Primeiro desconfiamos de combustível ruim mas, o que causou esse acionamento foi a entrada de água no interior do Smurf, próximos aos pedais de aceleração e freio, como a água era salobra fez o plug do pedal dar mal contato.

Almoço em Laguna com o amigo Bruno e sua esposa

O destino agora era a pousada do Baiuka, no farol de Santa Marta. Na estrada tivemos um problema com o filtro de combustível do carro, dormimos em Passo Fundo para que no dia seguinte irmos até a concessionária Felice, onde fomos super bem atendidos. Com o nosso problema resolvido voltamos para a estrada.

LITORAL CATARINENSE

Com o grande movimento das estradas por conta das festas de fim de ano a Serra da Rocinha havia sido liberada e óbvio que aproveitamos para conhecê-la, e foi por ela que acessamos o litoral de Santa Catarina.  Chegamos no fim da tarde no farol de Santa Marta e fomos presenteados com aquele pôr de sol que só conhecia nas postagens do amigo João Baiuka. Santa Marta é lindo demais!!! Passamos os dias lá curtindo “a praia do Sul” com suas águas geladas e paisagens inesquecíveis.

Na virada de ano ficamos na pousada e fomos surpreendidos com uma queima de fogos linda que aconteceu há poucos metros de distância, as luzes brilhavam sobre nossas cabeças, os estrondos faziam nossos corpos tremerem, foi inesquecível!!! Mas, depois de tantas aventuras era chegada a hora de começarmos nosso caminho de volta pra casa.

Feliz 2020

LAGUNA

Paramos para almoçar em Laguna onde encontramos com os amigos Luana e Bruno, ambos do Triton4x4Club, que fizeram questão de nos levar para conhecermos a Pedra do Frade, uma instigante e curiosa pedra monumental inclinada sobre uma rocha à beira-mar.

Pedra do Frade

Percebi que não teríamos tempo hábil para cumprir todo o roteiro definido, tivemos que abortar a visita a Foz do Iguaçu e ao oeste de São Paulo. De Laguna partimos para Florianópolis para visitar minha prima Manu e sua família, lá fizemos alguns passeios típicos de finalzinho de viagem.

Despedida da família

TUDO CHEGA AO FIM…

A minha Expedição pelo Sul durou um mês. O retorno para Salvador foi tranquilo, percorremos o litoral catarinense, seguimos pela BR-101 até alcançarmos São Paulo pela cidade de Registro, pegamos muita chuva e serração, chegamos de madrugada, bem cansados. Acordamos no dia seguinte já com o pé na estrada, dormimos em Minas e, no dia seguinte chegamos à Bahia, cheios de histórias, aventuras e saudades precoce. Fica aqui a minha experiência com essa TRIP que super recomendo. E quem sabe não faço de novo?