top of page

Cachoeira do Ramalho. Um pedaço do paraíso na Chapada Diamantina.

A trilha da cahoeira do Ramalho é uma das mais bonitas que já fiz. E olhe que de Chapada Diamantina eu conheço um pouquinho, são mais de 20 anos de trilhas por essa região. Com 90 metros de queda livre, a cachoeira do Ramalho pode ser visitada por cima e por baixo. Eu escolhi as duas opções e fiquei encantada nos vários ângulos de visão.

A Serra do ramalho está localizada na cidade de Andaraí e para chegar até o mirante da  cachoeira do Ramalho é preciso ter condicionamento físico tanto para subir quanto para descer. São cerca de 12km no total (ida e volta) com uma subida de tirar o fôlego na ida e uma descida pela fenda lateral da cachoeira que é preciso bastante atenção para as muitas “escalaminhadas” que o percurso nos presenteia. Isso sem falar na caminhada pelas pedras gigantes do leito do rio na parte de baixo da cachoeira.

Assim como muitos atrativos da Chapada é preciso ficar atenta ao período de visitação, pois a depender da época que você vá, pode não encontrar a queda d´água como eu encontrei no dia que fiz. Isso é muito comum em vários locais da chapada, é preciso ter chovido para que tenha água em algumas cachoeiras, com a do Ramalho é exatamente assim. Porém nada impede de fazer a trilha e apreciar o visual lindo, mesmo que não tenha água em abundância para um banho maravilhoso na parte de cima.

Eu até agora não sei se gostei mais do visual de cima ou do visual de baixo, os dois são espetaculares. Ao chegar no mirante principal da cachoeira a sensação é de que você está sendo convidada a entrar debaixo da queda d´água, é como se você sentisse bem recebida e acolhida naquele lugar. Já na parte de baixo eu me senti numa cena de filme, num cenário encantado onde as águas que desciam suavemente lá de cima dançassem no mesmo ritmo do vento. O lago de águas escuras e geladas que se forma nessa parte se apresenta de forma bela, mas também misteriosa. Aquela sensação de: “ o que será que tem ai embaixo dessas águas”? Mas querem saber? Mesmo assim eu não resisti e mergulhei nesse gelado, misterioso e encantado banho do Ramalho.

A cachoeira do Ramalho é formada pelo rio Baiano que nasce nas serras dentro do Parque nacional da Chapada Diamantina. Além da cachoeira, você também pode aproveitar o poço do fervedouro, no caminho de volta. Esse lugar é muito “louco”, pois no meio de várias quedinhas d´água ao longo do rio, tem esse buraco onde a força da água te impede de afundar e ao mesmo tempo te gira sozinha como se fosse um liquidificador. Foi realmente uma trilha mágica. Super recomendo essa aventura, mas vá preparada para a caminhada e contrate um guia local experiente.

Sugestão de guia- @jessealexandrexavier

Sugestão de hospedagem –

@campingdiamantino

@hostelandarai

bottom of page