Compacto, delicado, fofo, fácil de dirigir e modesto. Essas são as principais características dos carros mais desejados pelas mulheres certo? errado! O comportamento feminino vem mudando e como consequência disso, as mulheres têm ficado cada vez mais independentes, corajosas, aventureiras e seguras. Elas querem força, espaço, segurança, conforto, entretenimento, estilo e charme. Coisa que um carro de Barbie não pode oferecer, por isso, não é qualquer automóvel que vai entrar na sua lista de desejos.
Quem achou que carros robustos nunca fariam a cabeça das mulheres se enganou. Esses veículos e as mulheres, têm mais coisas em comum do que imaginamos, ambos estão acostumados a encarar desafios, a serem subestimados e a ultrapassar obstáculos quase que diariamente. É chegada a hora das mulheres terem um carro a altura da sua força e das suas vontades, então esse discurso de que carro de mulher tem que ser pequeno e delicado e, o do homem grande e potente já está ultrapassado.
Confesso que nunca fui fissurada por carros, no meu trabalho como bióloga sempre utilizei utilitários tipo pick up, ou carros da linha econômica/popular. Não ficava atenta a essas coisas de potência e design, carro pra mim tinha que me levar onde eu precisasse ir… Meu primeiro carro foi um jipinho 4×4, a partir daí comecei a me interessar e a entender um pouco mais sobre veículos. Se você tem um sonho de pilotar um carro grande mas, por medo de julgamentos ou por desconhecimento ainda não “virou a chave” segue algumas dicas:
O que você precisa saber antes de adquirir um 4×4
O ideal é buscar um carro mais novo possível, em data de fabricação e saber a procedência do veículo. Ter a sua disposição um bom mecânico (a) para poder avaliar motor, chassi, parte elétrica, suspensão e transmissão antes da compra e, para fazer as futuras manutenções é essencial. Se você tiver condições de partir para um carro zero, melhor ainda.
Com relação aos modelos, vai depender muito da finalidade do veículo e do seu orçamento, se for pra trilha por exemplo, quanto menos eletrônico melhor. Sensores não são muito “amigos” de terra e água rsrsrs. Os equipamentos fundamentais para uso em trilhas são: protetores, snorkel (respiração do motor debaixo d´água), pneus mistos (terra e asfalto) e até te recomendaria um guincho. Indispensável mesmo, é que o carro esteja com o sistema de transmissão (4×4) funcionando direitinho.
Diferenças entre os carros convencionais e os 4×4
Além do combustível (diesel) e da quantidade de marcha (superior a cinco) a diferença básica está no sistema de tração, como a próprio nome diz: 4×4, porque tem tração nas quatro rodas, enquanto os veículos convencionais têm apenas em duas (normalmente nas traseiras). Hoje em dia temos 4×4 de todo tamanho, a exemplo do ASX da Mitsubishi, que eu considero um carro pequeno. Existem muitos SUVs (veículo utilitário esportivo) 4×4, pick Ups e “jipes” 4×4 são verdadeiros “sedans” de tanto conforto e tecnologia que possuem.
Quantidade de marchas, combustível, potência, torque (peça responsável pelo movimento giratório do motor) sistemas e demais equipamentos é o que diferencia um 4×4 de um veículo convencional.
Dirigindo um 4×4 na cidade
Muitos me perguntam se é difícil dirigir um 4×4 na área urbana. Depende rsrsrs, tive um Troller equipado com um sistema de bloqueio de diferencial que deixava o carro extremamente travado pra dirigir, eu girava o volante para fazer uma curva e ele quase que ía reto, era difícil mantê-lo numa faixa, era difícil manobrar, enfim, era um carro bom pra trilha… Eu manobro minha Triton Savana muito mais facilmente do que um Jeep Renegade, por exemplo…
Ando em qualquer lugar da cidade, exceto nos shoppings em que os estacionamentos têm altura máxima permitida menor que 2m kkkkk. Me sinto mais segura estando do lado de um ônibus com um carro “grande”, bem como, me sinto mais respeitada pelos outros motoristas, o número de condutores que se jogam na minha frente forçando uma entrada é bem menor.
Outra dúvida recorrente é sobre o esforço para controlar o carro. Alguns modelos exigem mais da motorista e, se tornam desconfortáveis e cansativos de dirigir. Temos a linha de 4×4 automáticos, uma tecnologia que traz bastante comodidade. Porém, dirigir um 4×4 sempre será diferente, pra mim, é muito mais prazeroso rsrsrsrs
São muitas as opções e modelos disponíveis, a sua escolha vai depender basicamente de como você vai utilizar o 4×4 e das suas possibilidades financeiras. Você só não pode esquecer de antes da compra, avaliar o veículo acompanhada por um bom mecânico (a) e de fazer a manutenção do carro regularmente em locais especializados e de confiança.
Espero que essas dicas tenham lhe ajudado a entender um pouco mais sobre os carros 4×4 e que te auxiliem na escolha do seu novo veículo.
Comments