top of page

Preparação Sertões 2019

Em agosto, eu e o Smurf participaremos do Rally dos Sertões 2019. Por isso, irei compartilhar com vocês as mudanças que estamos fazendo para encarar a longa e desafiadora Expedição Sertões. Esta não é uma categoria para competidores, mas nós iremos percorrer os mesmos trechos dos pilotos da competição (as especiais), iremos conferir a passagem dos carros e ainda rola aquele auxílio aos competidores nos pequenos imprevistos que possam ocorrer durante a prova, emocionante não?!

Para o Sertões os veículos de competição passam por uma verdadeira transformação. Itens de segurança obrigatórios são instalados e todo carro é adaptado para melhorar a performance de velocidade, força e suspensão. Já aos veículos de expedição não são exigidas tantas mudanças, porém, eles necessariamente precisam estar com uma boa revisão em dias para que tenham condições de encarar mais de 3 mil km de estrada, boa parte dela de chão.

O que muda no carro?

Normalmente é instalada uma suspensão mais resistente para aguentar as más condições da estrada; pneus maiores para elevar o carro e garantir uma distância segura entre o veículo e o solo ao passar por buracos e valas; snorkel para a passagem na água; guincho para um possível reboque; prancha de desatolagem; protetores de cárter, laterais e de tanque, por exemplo, para evitar que pedras e buracos danifiquem a parte inferior do veículo; barracas e equipamentos para camping…

Para que são feitas essas melhorias?

As adaptações são realizadas para garantir que o veículo tenha condições de rodar com segurança, os mais de 3 mil km de distância sem apresentar nenhum problema grave. Já que as estradas não são das melhores e inúmeros imprevistos podem ocorrer durante as provas.

Onde são realizadas essas adaptações?

Os carros devem ser adaptados e revisados em oficinas especializadas em suspensão, troca de pneus, acessórios, equipamentos de segurança ou em revisão completa. A minha está sendo realizada em uma oficina de confiança onde há anos realizo meus serviços automotivos.

Quanto tempo dura as modificações?

Depende do tipo de manutenção, no meu caso o Smurf está na oficina há duas semanas. A nossa revisão está sendo enorme, por que optamos por retirar todos os radiadores para uma limpeza detalhada, trocamos todo o sistema de suspensão, os discos e as pastilhas de freios.

O SMURF está fazendo 100 mil km rodados, e esse é o momento de fazer uma manutenção maior. A gente usa o carro no limite, mas é preciso dar uma manutenção para garantir a vida útil. Se você usa o carro ao extremo e não faz a manutenção correta, ele começa a apresentar diversos problemas.

O Smurf é um 4×4 preparado para fazer expedições, trilhas, participar de rally de regularidade e também é meu carro do dia a dia. Se eu fosse participar de um rally de velocidade, teria que fazer outros tipos de adaptações nele, como a instalação de uma gaiola de proteção. Realizada as modificações mecânicas, a instalação dos equipamentos de segurança, a revisão geral do veículo e providenciada a barraca, os materiais de camping e os mantimentos, só resta adesivar o carro e fazer a contagem regressiva para o início da competição.

Caso você não tenha se programado para o desafio deste ano, o Sertões 2020 te espera! Nos próximos textos compartilho tudo que rolou nessa edição.

Comments


bottom of page