top of page

Off Road também é coisa de mulher

Você já deve ter escutado inúmeras vezes que lugar de mulher é onde ela quiser. Por que no off road seria diferente? Velocidade, adrenalina, aventura, desafio e superação pode proporcionar prazer e realização a qualquer um, tanto para homem quanto para a mulher. O off road é um esporte dominado pelos homens mas não restrito a eles. O que eu quero dizer é que as mulheres que curtem dirigir carros grandes, que gostam de fazer trilhas, de se aventurar e de pisar fundo no acelerador, devem alimentar sua paixão e se dar a oportunidade de conhecer e viver o esporte. Sou uma garota que dirige um 4×4 de cor azul, nos dias de hoje isso é um “afronte”! Rsrsrs

Recentemente parei num posto de combustível em Itaberaba (BA) para abastecer minha Triton e um caminhoneiro encostou do meu lado e perguntou – Você gosta de carro grande assim? eu respondi – Gosto! – E é você que dirige esse carro, que faz as trilhas? – Sim, eu faço trilha com ele, esse carro é meu. – Ahh, porque geralmente é homem que gosta dessas coisas né? – Pois é, rsrs mas mulher também gosta!

Desafios de iniciante

Iniciei no off road no ano de 2005, o começo foi bem trabalhoso, precisei conquistar meu espaço, mostrar que eu não seria um problema na trilha, troquei pneu sozinha, desci muito na lama pra engatar minha própria cinta para me rebocarem, isso quem faz geralmente é um Zequinha (carona) mas, como na maioria das vezes eu ia só (minhas amigas quase nunca aceitaram ir para as trilhas comigo) precisava me virar sozinha. Nenhum Zequinha descia para me ajudar, parece que faziam de propósito, era como se me colocassem a prova. Eu largava o volante, descia na lama e atrelava minha cinta ao outro carro, voltava pro volante e saía do atoleiro.

Com o tempo isso foi mudando, até porque eu fui pegando a prática e atolando menos além disso, os demais pilotos foram percebendo que eu estava ali porque realmente gostava do esporte, e não por outro motivo qualquer. Tanto nas trilhas como nas competições, tem muito homem que não acredita na capacidade e superioridade da mulher, se perguntam “ela passou e ele não?’’. Na hora da entrega dos pontos no rally, tem muito homem que nem mostra o total de pontos conquistados para não comparar com o nosso, eles não “ querem passar vergonha” rsrsrs nem admitir que uma dupla feminina os superaram.

Um dos maiores perrengues que já enfrentei foi a batida de motor do meu Vitarinha – Solto na Vala, o incidente aconteceu durante uma competição indoor. Por inexperiência, entrei numa parte alagada da pista com muita velocidade, meu carro ainda não tinha snorkel (equipamento que faz a respiração do motor debaixo d´ água) e a onda fez com que o motor aspirasse água, fiquei lá parada aguardando o resgate. Mas felizmente, os melhores mecânicos off road rodearam o meu carro e me socorreram, só via água e mais água saindo do escapamento e, um tempo depois, mesmo com um barulho de biela empenada meu carro estava rodando, voltei pra casa dirigindo o Solto na Vala. Ufa! rsrsrs


Não posso negar que ainda existem barreiras que desencorajam e dificultam a inserção das mulheres no off road. Os homens não se conformam quando perdem uma competição ou um atoleiro pra uma mulher, para muito deles mulher na trilha é sinal de mais “trabalho”, isso pode gerar insegurança e vergonha, caso você atole ou não se saia bem na prova, já que é isso que esperam de nós. Na maioria das vezes somos desencorajadas por puro machismo. Adoro quando meu marido vai de Zequinha (carona) no meu carro e fala pra todo mundo que aquele é o melhor lugar pois, ele pode beber e se divertir sem se preocupar com a direção.

Mulheres no Off Road

O número de mulheres que usam o carro como passatempo ou esporte vem aumentando, infelizmente ainda não somos muitas. Na Bahia, arrisco dizer que no máximo umas 10 mulheres praticam off road. No Brasil esse número cresce mas ainda precisamos engrossar esse caldo.

Foi-se o tempo em que as mulheres e os 4×4 só se encontravam nas feiras de automóveis, as mulheres podem ser mais do que modelos que posam ao lado dos lançamentos. Elas podem estar a frente do volante, gostar de veículos grandes e de velocidade. No dia a dia a gente percebe que um post com uma garota de biquíni fazendo pose com o carro, ganha muuuuito mais likes do que uma foto ou um vídeo de um carro pilotado por uma mulher, passando por um obstáculo ou numa paisagem deslumbrante…

Te convido a desbravar o mundo off road, a tomar a direção do carro, das suas vontades, prazeres e desafios. Busque orientação e dicas com um grupo ou equipe de off road da sua cidade ou de algum município próximo, convoque uma amiga para embarcar com você nessa aventura. Nos rallys, existem categorias para iniciantes. O off road é um meio divertido e eclético, é difícil não se apaixonar.

Aventuras, descobertas, paisagens incríveis e boas experiências estão reservadas para você, não perca mais tempo e se jogue no mundo off road.

Kommentare


bottom of page