Tudo o que me dizem que eu não posso ou não consigo, quero provar o contrário, esse é meu principal desafio no mundo off road e na vida. Sinto prazer em fazer algo que me traga superação e experiência, pois nesse esporte posso vivenciar um pouco de cada cantinho do nosso país, ele me torna uma pessoa mais humilde e realista. O off road me dá a oportunidade de conhecer pessoas diversas, mas com o mesmo feeling de aventura e desbravamento.
O meu interesse pelo esporte surgiu quando me deparei com um grupo de off road composto por mais de 100 carros na Chapada Diamantina (BA). Fiquei encantada, mas logo pensei que aquilo não era pra mim, acreditava que era coisa pra rico… Um tempo depois fui comprar meu primeiro carro, aí me deu um estalo: será que um 4×4 (carro com tração nas quatro rodas) é muito caro mesmo? Pesquisei e encontrei um que estava dentro das minhas possibilidades. Entrei em contato com o grupo off road de Salvador (BA) e enchi o Rafael “Camisinha” de perguntas, ele me ajudou a tomar a decisão e comprei meu primeiro 4×4. Além de ter sido meu consultor nessa fase inicial, Rafael se tornou o meu amigo irmão.
E após comprar o meu primeiro 4×4, um Vitarinha, que foi batizado como “Solto na Vala”, iniciei no mundo off road, isso foi em 2005. Com uma semana de comprado eu estava fazendo a trilha de Camaçari (BA), coloquei o carro na lama sem nem saber pra que e como usar um 4×4. Foi paixão no primeiro momento, de lá pra cá foram muitos e muitos aprendizados e aventuras.
Existem diversas provas off road, as mais conhecidas são o rally de regularidade e o de velocidade. Mas também tem o endurance, o raid e o indoor. Além das provas, existem as trilhas off road, que a grande maioria dos amantes do esporte participa. Nessas não há competição, o que vale é o espírito de equipe. E vale dizer aqui, que é a minha paixão.
Sempre me perguntam qual a modalidade eu mais gosto, se eu tenho equipe e quando comecei a participar das provas. Iniciei nas competições quando adquiri minha primeira Triton e comecei a participar do Rally Motosports, da Mitsubishi. A minha parceira de competição, e a melhor navegadora do mundo é Solange, mais conhecida como Skolange.
Em 2016, ganhamos o troféu de melhor dupla feminina de uma das etapas deste campeonato no nordeste. Em 2017, ganhamos 3 troféus de melhor dupla feminina em 4 competições desse mesmo campeonato. Em 2018 infelizmente não conseguimos participar de nenhuma prova por conta da incompatibilidade das nossas agendas. Mas esse ano, pretendemos levar algum pódio também. Nos aguardem!!!
O que você precisa saber antes de começar a praticar off road
Inicialmente é necessário saber usar o sistema de tração do carro, que pode mudar com as diferentes marcas de veículos. Depois é preciso ter noção dos ângulos de ataque do carro para não tombar ou enganchar. Pneus adequados para cada tipo de situação também são indispensáveis.
Para praticar qualquer atividade off road, é preciso utilizar alguns equipamentos de proteção como luvas, capacetes e óculos. O carro necessita de diversos aparatos que variam de acordo com a atividade e o tipo de veículo. Além de todos os equipamentos, um fator muito importante e fundamental para que as aventuras motorizadas ocorram sem nenhuma dor de cabeça, é manter a manutenção do veículo em dia. Por isso, procure levar o seu carro em oficinas especializadas e de confiança.
Se jogue na lama você também!
Se você tem muita vontade de praticar o off road mas falta coragem, vai uma dica: Experimente! Pegue o carro e se jogue na lama, é uma ótima sensação. Ou comece participando dos rallies para iniciantes. A confraternização dos competidores é uma delícia.
Procure um grupo off road na sua cidade, a maioria deles são super receptivos e acolhedores. Ouça sempre os mais experientes, desfrute dos passeios e das competições. É um meio bastante eclético e que já vem aceitando e incentivando as mulheres a participarem, pelo menos aqui na Bahia tenho percebido muito isso. Afinal de contas, velocidade, adrenalina e aventura também é coisa de garota!
Comments