top of page

Flores, flores, flores… da Chapada Diamantina para vocês!

Que a Chapada Diamantina atrai turistas do mundo inteiro pelas suas cachoeiras, grutas, trilhas e rios, muita gente já tá cansada de saber. Mas a Chapada vai além, ela faz “jus” ao sobrenome Diamantina.  Em cada cidade nos deparamos com riquezas naturais, e hoje trago para vocês as flores de Morro do Chapéu.

Morro do Chapéu fica na região Norte da Chapada Diamantina na bacia hidrográfica do Rio Paraguaçu. Entre nascentes, grutas, sítios arqueológico e pinturas rupestres, o que mais me chamou atenção nessa região foi a diversidade de flores.  Pelas trilhas as orquídeas se destacam e enfeitam o caminho com uma imensa variedade de tipos. Morro é conhecida como a cidade das flores e você pode encontrar diversos tipos delas. Mas não para por aí, existem os produtores de flores na cidade que devagarzinho vêm ganhando espaço no cenário nacional.

Morro é conhecida como a cidade das flores e você pode encontrar diversos tipos delas.

Só para termos uma ideia, segundo dados do Instituto Brasileiro de Flores, as venda de flores na Bahia movimenta cerca de R$ 200 milhões por ano, e Morro do Chapéu, lá no Norte da Chapada com uma diversidade climática enorme (frio, vento, sol…) faz parte desse cenário. Visitei a Cooperativa dos produtores de flores e fiquei encantada.  Entre rosas, sempre vivas, lavandas, suculentas e tantas espécies diferentes, minha alma de bióloga pulava de alegria. Tem coisa mais linda do que flores? E tem coisa mais agradável do que ver produtores com orgulho da sua história?

Essa é a nossa rica Chapada! Sempre teremos uma surpresa pelo caminho e uma nova história para contar. Tenho certeza que entre as flores e as abelhas dos produtores de Morro do Chapéu, um ingrediente especial faz a diferença para tanta beleza- o amor de quem cuida do que se gosta! Ahh,  Chapada do meu agrado!!!

Comentários


bottom of page