top of page

Aula de condução OFFROAD para empresas? Sim, existe! E eu ministro essa aula.

É muito comum em algumas profissões a pessoa ter que encarar um carro 4×4 em estradas nada simpáticas. Para alguns serviços de campo, não tem como chegar em determinados locais se o carro não tiver força, potência e tração. E é por isso que muitas empresas disponibilizam pickups para os funcionários se locomoverem, mas nem todo mundo tem experiência com esse tipo de veículo e muito menos com as estradas. E o que acontece? Por falta de conhecimento básico e experiência, os carros das empresas começam a quebrar com frequência e além disso, muitos funcionários terminam se arriscando nessa aventura.

Esse tipo de situação é recorrente em muitas empresas e é aí que entra a aula de condução básica dos carros 4×4, visando diminuir danos nos veículos e os perrengues para os condutores. Um dos principais pontos abordados nesse tipo de aula é a utilização dos recursos dos carros para offroad. Pode até parecer uma bobagem para quem já está acostumado com esse tipo de veículo, porém faz muita ou toda diferença para aqueles que não possuem experiência. Principalmente na hora de subir uma ladeira de barro toda “esburacada”, encarar um trecho com lama, areia e até mesmo fazer uma curva numa estrada de chão batido.

Geralmente esse tipo de aula ocorre em 6 horas. Costumo dividir em 2 horas teóricas, afinal de contas tenho que falar um pouco da minha história com o offroad e os muitos perrengues que já passei quando trabalhava em empresas que me colocavam para dirigir sozinha e literalmente na lama sem ter um carro 4×4.  Terminada a parte teórica é hora da “brincadeira” de gente grande- são cerca de 4 horas na prática. É nesse momento que podemos testar os recursos e limites do carro e ver como os equipamentos disponibilizados podem ser úteis num piso escorregadio, lama, ladeiras, áreas alagadas, areia, cascalho, pedra e costela de vaca.

Além disso, é sempre muito importante aprender a realizar as principais verificações tais como, fluidos, freios, suspensão e demais condições do veículo antes de se aventurar numa estrada distante das cidades. E nunca esquecer de alguns itens básicos de segurança como, cinta e anilhas para reboque, kit de ferramentas com alicate, chave de fenda, martelo… prancha para o caso de atolamento, lâmpadas, fusíveis e conectores.

Nas fotos abaixo, a minha turma de condução de veículos offroad das áreas de implantação das torres eólicas no município de Bonito na Chapada Diamantina. E aí, curtiu esse conteúdo? Se sim, dê seu like e comente sobre o texto!


Comments


bottom of page